quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Uma observação sobre Mitologia e Folclore.

Recebi uma pergunta anônima no Ask.fm e foi assim:

''Fadinha, qual é a diferença entre Mitologia E folclore? Há essa diferença. Havendo ou não, poderia escrever algo a respeito delineando essa temática? Obrigado!''
Minha resposta: ''A Mitologia é o estudo de mitos, lendas e a interpretação dos mesmos em alguma cultura. Mitos são histórias populares ou religiosas complexas, com vários pontos-de-vista, das pessoas que viviam na época em que os mitos foram criados. Claro, que falando assim a grosso modo. Normalmente é uma narrativa, na qual se usa a linguagem simbólica, e que busca retratar e descrever a origem e suposições de alguma cultura, explicar a criação do mundo, do universo, ou qualquer assunto de difícil explicação.
O folclore (do inglês folk que é gente ou povo e lore que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
Agora vamos falar das diferenças. Primeiro temos a diferença etimológica... Do latim mythologĭa e este do grego μυθολογία. E o Folclore do inglês Folklore. Eu costumo dizer que a mitologia e o termo "mito" é frequentemente utilizado coloquialmente para se referir a uma história falsa, mas o uso acadêmico do termo não denota geralmente um julgamento quanto à verdade ou falsidade. No estudo de folclore, um mito é uma narrativa sagrada que explica como o mundo e a humanidade veio a ser da forma que é atualmente. Muitos estudiosos em outros campos usam o termo "mito" de forma um pouco diferente. Em um sentido muito amplo, a palavra pode se referir a qualquer história tradicional. 

Espero ter te ajudado. beijos.''

Não sei quem me perguntou isso, mas eu achei interessante a pergunta e por isso que compartilhei com vocês. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...