quarta-feira, 2 de outubro de 2013

OM MANI PADME HUM

Om mani padme hum significa "da lama nasce a flor de lótus" é um dos mantras do budismo; o mantra de seis sílabas do Bodisatva¹ da compaixão: Avalokiteshvara². De origem indiana, de lá foi para o Tibete. O mantra é associado ao deus de 4 braços Shadakshari, uma das formas de Avalokiteshvara.
O Dalai Lama é tido como uma emanação de Chenrezig (Avalokiteshvara), por isso o mantra é especialmente entoado por seus devotos e é comumente esculpido em rochas e escrito em papéis que são inseridos em rodas de oração ("mani korlo" em tibetano) para potencializar seu efeito.
É o mantra mais entoado pelos budistas tibetanos.
Om mani padme hum
Om fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses. O sofrimento do reino dos deuses surge da previsão da própria queda do reino dos deuses (isto é, de morrerem e renascerem em reinos inferiores). Este sofrimento vem do orgulho.
Ma fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses guerreiros (sânscrito. asuras). O sofrimento dos asuras é a briga constante. Este sofrimento vem da inveja.
Ni fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino humano. O sofrimento dos humanos é o nascimento, a doença, a velhice e a morte. Este sofrimento vem do desejo.
Pad fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino animal. O sofrimento dos animais é o da estupidez, da rapina de um sobre o outro, de ser morto pelos homens para obterem carne, peles, etc; e de ser morto pelas feras por dever. Este sofrimento vem da ignorância.
Me fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos fantasmas famintos (sânscrito. pretas). O sofrimento dos fantasmas famintos é o da fome e o da sede. Este sofrimento vem da ganância.
Hum fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino do inferno. O sofrimento dos infernos é o calor e o frio. Este sofrimento vem da raiva ou do ódio.
Tradução:
¹ - Bodisatva: é um termo do budismo que significa duas coisas diferentes. Num sentido específico, refere-se aos seres de sabedoria elevada, que seguem uma prática espiritual que visa remover obstáculos e beneficiar todos os demais seres sencientes. O outro significado para bodisatva refere-se a todas as forças de pureza dentro da mente. Na tradição Mahayana Vajrayāna, há todo um panteão de bodisatvas, personificações das forças dentro de nossas mentes. A expressão significa, em tradução literal do sânscrito, "ser (sattva) de sabedoria (bodhi)". O bodisatva é um tema popular na arte budista.
² - Avalokiteshvara: em sânscrito Avalokiteśvara, "Aquele que enxerga os clamores do mundo"; em tibetano Chenrezig), é o/a bodisatva (bodhisattva) que representa a suprema compaixão de todos os Budas. Um bodhisattva é aquela criatura que está adiantada ou pronta para alcançar o estado de Buda; contudo faz voto de só alcançá-lo plenamente quando nenhum ser estiver mais no samsara, ou na roda de encarnações neste mundo.
Sendo a compaixão uma virtude central do budismo, Avalokiteshvara tornou-se muito conhecido por budistas e não budistas, sendo comum encontrar inscrições com seu mantra - Om mani padme hum- mesmo em meios não budistas.
E com este clima de Paz, Amor e Cura, resolvi imprimir uma mandala com este símbolo OM MANI PADME HUM e pintar com as cores dos Chakras. O resultado foi o mais lindo!





Para ter a imagem original e pintar também:
Eu imprimi em papel canson tamanho A4, tom creme. Pintei com canetinha mesmo. As próximas mandalas eu pintarei com giz de cera e lápis de cor (é mais rápido).

Espero que tenham gostado e que essa vibração de Cura irradiem em seus Chakras e transformem suas vidas!!! Desejo muita Paz, Amor, Luz à todos!!! 
Os Deuses que habitam em mim saúdam os Deuses que habitam em vocês. Namastê...
By Laetittia Braz.

2 comentários:

  1. Adorei este artigo e este blog! Gosto muito do trabalho com mandalas, elas tocam fundo na gente e nos ajudam a acessar conteúdos que nem imaginávamos. Adorei a sugestão de usar as cores dos chakras! Parabéns pelo lindo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida! Fico muito feliz em saber que gostou do trabalho e da postagem... *-*
      Em breve postarei sobre mandalas e deixarei as imagens para as pessoas imprimirem e pintarem também. ♥

      Blessed Be.

      Excluir

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...