sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Tipos de Meditação: conheça os mais comuns


Os benefícios da meditação são muitos. Dentre eles, encontrar a paz em si mesmo, fortalecer a sua mente para encarar os mais diversos problemas e energizar seu corpo para as batalhas do dia a dia. Contudo, de vez em quando, fica complicado encontrar uma técnica que se encaixe exatamente com nossos objetivos.

Por isso, preparamos um especial com três tipos diferentes de Meditação. Certamente, um deles vai atender as suas expectativas!

Meditação hinduísta

Principal objetivo: libertar o homem de seu tríplice sofrimento: a doença física, as desarmonias mentais e a ignorância espiritual.
Em uma cadeira, sente-se com a coluna alinhada e pés bem apoiados no solo. Caso prefira fazer a meditação no chão, fique à vontade. Basta cruzar as pernas em posição de lótus.
Aos poucos, comece a respirar de maneira mais lenta e tranquila, sempre mantendo os olhos abertos.
O seu pensamento deve ser: “Eu focalizo a atenção no que está acontecendo em meu mundo interior”.
Você perceberá que muitos pensamentos passarão pela sua cabeça, contudo, lembre-se: você tem o poder de escolher aqueles pensamentos que realmente te tragam a paz.
Sinta a paz, o amor e outros sentimentos bons tomando conta de você. Fique alguns instantes nesta plenitude e, quando se sentir à vontade, volte aos poucos à realidade.

Meditação zen-budista

Principal objetivo: busca da não-dualidade, tentativa de ultrapassar os limites da mente para chegar ao ponto em que, unidos, vemos que somos a vida do Universo.
Escolha um local que seja agradável para você. A única regra é estar em contato com a natureza. Alinhe a coluna, firme os pés no chão e afaste ligeiramente as pernas, sem travar os joelhos.
Esvazie bem o pulmão, soltando todo o ar pela boca várias vezes.
Caminhe, lentamente, sempre inspirando e expirando calmamente. Lembre-se que cada passo deve ter o tamanho da metade de seu pé.
Sinta os seus pés no chão, deixe a brisa bater em seu rosto. Fique atento a estes detalhes para que a sua cabeça só tenha este pensamento dentro dela.
A cada passo, você perceberá que a sua mente está em paz com você, com seu corpo e, principalmente, com o universo que o cerca.

Meditação do sono

Principal objetivo: controlar a respiração para conseguir diminuir a pressão sanguínea, aumentar a circulação e desintoxicar o organismo.
Você pode fazer esta meditação em seu próprio quarto, com as luzes apagadas. Basta deitar no chão ou na cama e fechar bem os olhos, para conseguir prestar atenção em cada parte do seu corpo.
O segredo está em, você mesmo, perceber quais são os pontos de tensão que andam atrapalhando o relaxamento do seu corpo. Comece pela cabeça e vá descendo, sempre relaxando o ponto de incomodo.
Lembre-se de que a respiração deve ser feita de maneira tranquila, bem na altura do abdômen e não no tórax. Isso melhora a oxigenação e libera emoções contidas. Relaxe, até dormir.

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