domingo, 22 de junho de 2014

O que é o Paganismo?


O que é o Paganismo?
Por Patti Wigington
''Muitos Pagãos oferecem orações aos seus Deuses como uma demonstração de respeito.''

Muitas pessoas vêm a este site, porque eles ouviram um pouco sobre o paganismo, talvez de um amigo ou membro da família, e quer saber mais - mas um monte de leitores vêm aqui porque eles estão começando com a primeira pergunta: O que é Paganismo?
Tenha em mente que, para efeitos do presente site, a resposta a essa pergunta é baseada na prática moderna Pagã - nós não vamos entrar em detalhes sobre as milhares de sociedades pré-cristãs que existiam anos atrás. Se nos concentrarmos no que significa o paganismo de hoje, podemos olhar para vários aspectos diferentes do significado da palavra.
Em geral, quando dizemos "Pagan", estamos nos referindo a alguém que segue um caminho espiritual que está enraizada na natureza, os ciclos da temporada, e os marcadores astronômicos. Algumas pessoas chamam isso de "religião baseada na Terra." Além disso, muitas pessoas se identificam como Pagan porque eles são politeístas - honram mais do que apenas um deus - e não necessariamente porque seu sistema de crença é baseada na natureza. Muitos indivíduos da comunidade pagã conseguem combinar esses dois aspectos.Portanto, em geral, é seguro dizer que o paganismo, no seu contexto moderno, pode ser definida como uma estrutura religiosa baseada na Terra e muitas vezes politeísta.
Muitas pessoas também vêm aqui procurando a resposta para a pergunta: " O que é Wicca? "Bem, a Wicca é um dos muitos milhares de caminhos espirituais que caem sob o título de paganismo. Nem todos os Pagãos são Wiccans, mas, por definição, com a Wicca ser uma religião baseada na Terra que normalmente homenageia tanto um deus e deusa, todos os wiccanos são pagãos. Não deixe de ler mais sobre as diferenças entre Paganismo, Wicca e Bruxaria .
Outros tipos de pagãos, além de Wiccanos, incluem os Druidas, Asatruar, Kemetic reconstrucionistas, pagãos celtas, e muito mais. Cada sistema tem seu próprio conjunto de crenças e práticas. Tenha em mente que um Pagan Celtic pode praticar de uma maneira que é completamente diferente do outro Pagan Celtic, porque não existe um conjunto universal de normas ou regras.
Algumas pessoas na prática da comunidade pagã, como parte de uma tradição ou sistema de crenças. Essas pessoas são muitas vezes parte de um grupo, um clã , uma tribo, um bosque, ou qualquer outra coisa que eles podem optar por chamar a sua organização. A maioria dos pagãos modernos, no entanto, a prática como solitárias - isso significa que suas crenças e práticas são altamente individualizados, e eles tipicamente praticar sozinho. As razões para isso são variadas - muitas vezes, as pessoas simplesmente acham que aprendem melhor por si mesmos, alguns podem decidir que não gosta da estrutura organizada de um clã ou grupo, e ainda outros praticam como solitárias , porque é a única opção disponível.
Além de clãs e solitários, há também uma quantidade significativa de pessoas que, embora eles geralmente prática como um solitário, pode participar de eventos públicos com grupos pagãos locais . Não é raro ver os pagãos solitários rastejando para fora da toca em eventos como Dia Orgulho pagão, festivais pagãos da unidade, e assim por diante.
Muitos pagãos - e, certamente, haverá algumas exceções - aceitar o uso da magia, como parte do crescimento espiritual. Quer que a magia está habilitado via oração, encantamento , ou ritual, em geral, há uma aceitação de que a magia é uma habilidade útil definida para ter.Diretrizes, tanto quanto o que é aceitável na prática mágica irá variar de uma tradição para outra.

A maioria dos pagãos - de todos os caminhos diferentes - compartilham uma crença no mundo espiritual, de polaridade entre o masculino e o feminino, da existência do Divino, de alguma forma ou de outra, e no conceito de responsabilidades pessoais.
Por fim, você verá que a maioria das pessoas na comunidade pagã estão aceitando de outras crenças religiosas, e não apenas de outros sistemas de crenças pagãs. Muitas pessoas que estão agora no Paganismo, antes eram outra coisa, e quase todos nós temos os membros da família que não são Pagãs. Pagãos não odeiam os cristãos ou o cristianismo, e tentamos mostrar outras religiões o mesmo nível de respeito que nós queremos para nós mesmos e nossas crenças.

Fonte: Texto original em Inglês retirado do site ''Pagan Wiccan'' e foi traduzido e editado pela Fundadora do Projeto Paganus Aeternus - Laetittia Braz.
Para Informações ou Sugestões: paganus.aeternus@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...