segunda-feira, 28 de julho de 2014

O Oráculo de Kuan Yin


O Oráculo de Kuan Yin 
Texto: Judika Illes
Tradução: Laetittia Braz.

A raiz de 'adivinhação' está no divino. Era uma vez, no mundo antigo, não era raro encontrar serviços divinatórios oferecidos em templos e santuários. Em outras palavras, para colocá-lo claramente, você poderia esperar encontrar algum tipo de vidente dentro dessas premissas sagradas. Muitos viajaram para santuários para homenagear o ser sagrado residente, mas também para receber conselhos e têm suas fortunas ditadas. Oráculos fornecem a voz do divino. 

O exemplo mais famoso é, sem dúvida, o Oráculo de Delfos. Embora o Templo de Delfos foi recinto dedicado em vários momentos à Gaia, Apolo e Dionísio, independentemente de qual divindade estava atualmente em residência, o santuário foi consistentemente servido por sacerdotisas oraculares, as pitonisas. Oráculos também foram oferecidos em templos dedicados a Hermes, Ceres, Daphne, e Amom, entre muitos, muitos outros. Tais oráculos sagrados não são relegados ao passado, nem eles estão perdidos e esquecidos. Esta tradição continua a ser vital e acessível em templos e santuários de santos em toda a Ásia Oriental, principalmente aqueles que se dedicam a Kwan Yin. 

Kwan Yin (seu nome é escrito de várias maneiras, incluindo Kuan Yin, Quan Yin, Quan Am, e Kannon) está entre os mais amado de todos os seres sagrados. Dependendo da perspectiva, ela pode ser considerada uma Deusa, um Bodhisattva, um santo, ou qualquer combinação dessas categorias. Alguns percebem Kwan Yin a ser uma emanação ou de alguma forma outra forma ligado a Maria, Isis, ou o Shekhina. Adorado por budistas, taoistas, deusa-devotos, e Neo-Pagãos, só para citar alguns, santuários e templos dedicados a Kwan Yin são encontrados em toda a Ásia Oriental e onde quer que os chineses tenham viajado ou se estabelecido.

Kwan Yin oferece proteção contra todo o mal, seja físico ou espiritual. Ela resgata pessoas do perigo em todos os planos da existência, reinos terrestres e reinos inferiores da mesma forma, assim como para qualquer dimensão xamânica ou espiritual, onde você pode encontrar-se. Se você pode chegar lá, ela assim também pode. Kwan Yin cura doenças, concede a fertilidade, e dissipa demônios. Kwan Yin tem o poder de mudar o curso do destino. Ela também dá bons conselhos e é acreditado para falar através do oráculo nomeado em sua honra. 

O Oráculo de Kwan Yin, também conhecido como Livro de Adivinhação de Kwan Yin, é um centenário sistema oracular chinês, com base em uma centena de poemas curtos atribuídos à deusa. Em outras palavras, a lenda diz que Kwan Yin compôs estes poemas, embora os historiadores discordam. Cada poema é numerada. O Oráculo de Kwan Yin tem algumas semelhanças com um sistema divinatório chinês mais famoso, o I-Ching ou Livro das Mutações. Ao contrário de hexagramas do I-Ching, no entanto, o Oráculo de Kwan Yin - essencialmente a voz da deusa é entregue através desses cem quadros (quatro poemas de linha, com sete caracteres por linha em que no chines original). Kwan Yin tem poderosas associações com a lua e cada poema também está associada a uma fase lunar, embora estes são frequentemente omitida nas traduções publicadas. Um oráculo muito tradicional, livro de adivinhação de Kwan Yin é misterioso e, às vezes oblíqua. As respostas podem ou não ser muito explícito - a meditação pode ser necessária a fim de apreender pleno significado do oráculo. 

Os poemas foram reunidos em livros que são freqüentemente encontrados dentro de templos Kwan Yin. Versões de língua inglesa e outros idiomas estão disponíveis. Traduções e interpretações variam muito, por isso vale a pena olhar livros diferentes para determinar qual você acha mais ressonante. O Oráculo de Kwan Yin é agora também encontrados on-line e como um aplicativo para o seu telefone. 

Como você sabe que poema ilumina o seu destino? O método tradicional de descobrir o poema é aplicável através das Varas do Destino (Chien Tung): longa e fina, uma ripa de madeira tradicionalmente, mas não exclusivamente, o bambu que são timbrados com vermelho em uma extremidade e numerada de outro. Eles se parecem um pouco com aqueles jogos de pega-vareta. Como jogos, essas varas longas são vendidos e armazenados em recipientes em forma de tubo. Eles são normalmente comercializado sob o nome de Varetas de Fortuna Chinesa ou algo similar. Aviso: as Varas do Destino nem sempre são vendidos em conjuntos de cem. Embalagens contendo cerca de sessenta ou setenta varas são mais comuns. Estes podem ser adequados para jogos ou outros sistemas de adivinhação, mas de cem paus são necessários para a plena utilização do Oráculo de Kwan Yin, um pedaço de madeira numerados por poema contados. Se você procurar varas especificamente para este oráculo, certifique-se a quantidade de varetas antes de comprar. Um funcional, conjunto de 100 Varas do Destino é facilmente construídos a partir de palitos de picolé, se necessário, mas você também vai precisar de um recipiente adequado. 

O recipiente de tubo, uma vez criada a partir de eixos de bambu ocas, é parte do processo de adivinhação: 
1. Segure o tubo em suas mãos 
2. Concentre-se atentamente sobre sua consulta ou sussurrar para o recipiente 
3. Se desejar, oferecemos uma oração a Kwan Yin ou pedir sua orientação e assistência
4. Agite o recipiente com cuidado, até que pelo menos uma vara cai. 
5. O número nesta vara indica o poema que serve como seu oráculo. 

O Oráculo de Kwan Yin é frequentemente oferecidos dentro ou fora santuários budistas ou taoistas. Adivinhos pode estar na mão para oferecer interpretações. No entanto, ao longo dos séculos, o Oráculo de Kwan Yin também foi adaptado para o uso individual ou em casa. Existem diferentes métodos para acessar o oráculo. Alguns são complexos e exigem ferramentas rituais especiais, como lua bloqueada para confirmar o significado do oráculo. Em alternativa, o sistema pode ser simplificada, eliminando as varas e simplesmente pensando em um número 1-100, embora este não é recomendado se você acessar o Oraculo em uma base regular. Há uma tendência para escolher sempre o seu número favorito, especialmente se você sabe por experiência anterior que ele está ligado a um poema auspicioso e, portanto, uma fortuna de sorte. Se as varas estão disponíveis ou provar frustrantes, o número de cem pequenos quadrados de papel que pode ser, em seguida, retirados de uma caixa ou chapéu.

Fonte: site da escritora Judika Illes. A tradução foi feita pela Fundadora do Projeto - E. Laetittia Braz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...