segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Uṣṇīṣa Vijaya Dhāraṇī: O Mantra que Purifica os Obstáculos do Karma.


O Sutra Uṣṇīṣa Vijaya Dhāraṇī (Sanskrit: ऊष्णीष विजय ढारणी सूत्र; traditional Chinese: 佛頂尊勝陀羅尼經; simplified Chinese: 佛顶尊胜陀罗尼经; pinyin: Fódǐng Zūnshèng Tuóluóní Jīng, Japanese: 佛頂尊勝陀羅尼 Butchō Sonshō Darani Kyō) é um Mahāyāna sūtra da India. E o título alternativo em Sânscrito é: Sarvadurgatipariśodhana Uṣṇīṣa Vijaya Dhāraṇī Sūtra.

História:
O Sutra foi traduzido um total de oito vezes do sânscrito para o chinês entre 679 dC e 988 dC. Ele ganhou grande circulação na China, e suas práticas têm sido utilizadas desde a Dinastia Tang, da qual depois se espalhou para o resto da Ásia Oriental. O Uṣṇīṣa Vijaya dharani está associado com o Monte Wutai, que na Tradição Budista Chinesa é considerado o Bodhimanda de Mañjuśrī Bodhisattva. Tábuas de pedra sagrada com o Sutra Uṣṇīṣa Vijaya Dharani, foram esculpidas e eles foram amplamente distribuídos em algumas regiões do Extremo Oriente.

China:
No primeiro ano de Yi Feng (676 dC) da dinastia Tang, um monge brâmane chamado Buddhapala de Kasmira (norte da Índia) veio da montanha de Wu Tai, na China. Sua intenção era homenagear e oferecer reverência à Mañjuśrī Bodhisattva. Em vez de ver Mañjuśrī Bodhisattva, ele conheceu um homem velho na Cordilheira de Siyang  (onde o Mosteiro Uṣṇīṣa Vijaya  está agora), que lhe disse:

''os seres na China cometeram muitos crimes, e mesmo aqueles que deixaram a vida doméstica, têm violado os preceitos. Somente o Uṣṇīṣa Vijaya Dharani Sutra pode eliminar todo o mau karma de seres sencientes.''

O velho acrescentou:

''Se você pudesse trazer de volta este Sutra da Índia para a circulação, que seria equivalente a fazer uma homenagem à todos os sábios universalmente, extensivamente beneficiando todos os seres sencientes, liberando os seres no submundo e reembolsar a bondade de todos os Budas.''

Buddhapala seguiu o conselho e voltou para a Índia para obter a versão em sânscrito do Uṣṇīṣa Vijaya dharani. No quarto ano de Yi Feng (679AD), Buddhapala estava de volta em Chang'an e encontrou o Imperador. O imperador manteve o Sutra no palácio e chamou Tripitaka Dharma, Mestre Divakara e Du Xing Ti juntamente com Buddhapala para traduzir a primeira versão. Depois de ter concluído a tradução, o Imperador não tinha a intenção de permitir que o Sutra traduzido fosse levado para fora do palácio.

Buddhapala implorou ao imperador e pediu a Sua Majestade para permitir que o Sutra traduzido fosse divulgado. No entanto, o Imperador só voltou ao texto original em sânscrito para Buddhapala e manteve a cópia traduzida para si mesmo. Entristecido, Buddhapala deixou o palácio e encontrou-se com um monge chinês conhecido como Shun Zhen que era proficiente em sânscrito. Ele, juntamente com Shun Zhen traduziu o Sutra novamente. Depois de ter completado a segunda versão, que foi concebido para ser divulgado, Buddhapala levou o texto original em sânscrito com ele na Montanha de Wu Tai para atender Manjushri Bodhisattva e nunca mais foi visto.

Japão:
Este Dharani também circulou amplamente no Japão. No verão de 925 dC, houve uma seca grave em todo o Japão. O imperador ordenou o Grande Mestre da Lei, Zun Yi, da escola de Tiantai, para pedir por chuva. Ele recitou o Uṣṇīṣa Vijaya dharani e logo a chuva abençoara a terra. A nação inteira encantou-se e, desde então, o segredo do Dharma, Uṣṇīṣa Vijaya dharani tornou-se predominante em todo o Japão.

Índice:
O objetivo deste Sutra é dito ser para ajudar os seres sencientes em um mundo conturbado e tumultuada. De acordo com este Sutra, os seres vão deixar o sofrimento e obter a felicidade, aumentando a sua prosperidade e longevidade, removendo os obstáculos cármicos, eliminando as catástrofes e calamidades, removendo a inimizade e o ódio, cumprindo todos os desejos e, rapidamente, ser levado para o caminho do Buda. Ela é realizada por alguém que, quando a Dharani é ouvido, ele pode impregnar a consciência Alaya com sementes puras que vão ajudar a levar a Buda.

De acordo com o texto, as principais aplicações deste dharani incluem: 

>>Destrua as calamidades e resgate pessoas em dificuldades
>>Elimine ofensas e crie boas ações
>>Purifique todos os obstáculos cármicos
>>Aumente as bênçãos e prolongue a vida útil
>>Atinja o  Anuttara-samyak-sambodhi
>>Alivie os seres no reino dos fantasmas
>>Aves domésticas, animais e todas as criaturas rastejantes
>>Aumente a sabedoria
>>Reverta o karma fixo;
>>Elimine várias doenças;
>>Destrua infernos;
>>Garanta a segurança das famílias, e tenha filhos para herdar o orgulho da família;
>>Harmoniza os maridos e esposas;
>>É capaz de renascer na Terra a Felicidade Suprema ou vários Búdicos;
>>Cura doença infligida por fantasmas e espíritos;
>>Pedido de chuva etc..

Algumas citações do texto do sutra incluem: 

"Se alguém ouve este Dharani mesmo apenas por um momento, ele não sofrerá punição cármica de mau karma e empecilhos graves acumulados de milhares de kalpas atrás, que de outra forma com que ele gira em ciclos de nascimento e morte - em todos os tipos de formas de vida nos caminhos do mal - o inferno, fantasmas famintos, animais, reino do Rei Yama, Asuras... animais ferozes, criaturas rastejando e até mesmo formigas e outras formas de vida... ele vai renascer no Búdicas, juntamente com todos os Budas e Ekajati-pratibadda Bodhisattvas, ou em um distinto brâmane ou família Ksatriya, ou em algumas outras famílias ricas e respeitáveis ​​".

"Se alguém cantar essa Dharani 21 vezes por dia, ele é digno de aceitar todas as imensas ofertas mundanas e vai renascer na Terra da Felicidade Suprema após sua morte. Se alguém canta este dharani constantemente, ele alcançará o Maha Parinirvana e é capaz de prolongar sua vida útil além de desfrutar a felicidade extraordinária. "

"Que o Tathagata tenha compaixão de Devaputra Sushita e todos os outros seres celestiais. Além disso, para o bem dos seres no futuro da Era do Fim do Dharma, gentilmente dará um discurso sobre esta Uṣṇīṣa Vijaya dharani para que possamos cultivar e que todos os seres sejam eternamente libertos dos sofrimentos das oito adversidades.''

"Se alguém pudesse escrever este Dharani e colocá-lo no topo de um outdoor, numa montanha alta ou em um edifício alto ou até mesmo mantê-lo em um Templo! Senhor do céu, se houver bhiksus ou bhiksunis, upasakas ou upasikas, leigos ou leigas que viram este Dharani no topo das estruturas acima, ou se as sombras dessas estruturas caíssem sobre os seres que se aproximam dessas estruturas e as partículas de poeira da escrita do Dharani fossem sopradas em seus corpos! Senhor do céu, Se no acumulado mau karma desses seres fossem levados a cair em maus caminhos, como nos reinos do inferno, animal, o rei Yama, o fantasma faminto, Asura e outros, todos eles serão poupados dos maus caminhos, e não serão contaminados com a sujeira e contaminação. Senhor do Céu! Em vez  disso, todos os Budas concederão previsões (Vyakarana) sobre esses seres que nunca regridem do caminho para Anuttara-samyak-sambodhi (esclarecimento completo)".

Sutra:
De acordo com o Sutra, um devaputra pelo nome de Susthita que, estava gostando da suprema e maravilhosa felicidade do turno da vida celestial a ser solene que, de repente, ouviu uma voz dizendo no espaço:

''Devaputra Susthita, você tem apenas sete dias de vida. Após a morte, você vai renascer em Jambudvipa (terra) como um animal durante sete vidas sucessivas. Em seguida, você vai cair nos infernos se submeter a mais sofrimentos. Somente após o cumprimento de sua retribuição cármica você vai renascer no reino humano, mas para uma família humilde e sem recursos; enquanto no útero da mãe, você vai ficar sem os olhos e ser cego de nascença.''

Ao ouvir isso, Devaputra Susthita estava tão aterrorizado e correu para o Palácio Celestial do Senhor Sakra. Explodindo em lágrimas, prostrou-se e dizer o que tinha acontecido com Lord Sakra. Senhor Sakra imediatamente acalmou sua mente para Samadhi entrar. No mesmo instante, ele viu que Susthita sofreria sete sucessivos maus caminhos nas formas de um porco, cão, chacal, macaco, python, corvo e abutre, tudo se alimentando de sujeira e podridão. Senhor Sakra não conseguia pensar em alguma maneira de ajudar Susthita. Sentia-se que apenas o Tathagata , Arhat , Samyaksambuddha poderiam salvar Susthita, que cairia nos grandes sofrimentos dos destinos do mal.

Logo após ao anoitecer, o Senhor Sakra fez a preparação e de cabeça para o jardim de Anathapindada. Após a chegada, Senhor Sakra prostrou-se no Buda, então circundando o Buda sete vezes no sentido horário em adoração, antes de colocar para fora esta grande Puja (oferendas). Ajoelhado na frente do Buda, Senhor Sakra descreveu o futuro destino de Devaputra Susthita.

No mesmo instante, o usnisa (alto da cabeça) do Tathagata irradiava vários raios de luz, iluminando o mundo em todas as dez direções, e a luz voltou. O Buda sorriu e disse ao Senhor Sakra, "Senhor do Céu, há um Dharani conhecido como o Uṣṇīṣa Vijaya dharani. Ele pode purificar todos os maus caminhos, eliminando completamente todos os sofrimentos dos seres nos reinos do inferno, o Rei Yama e animal, destruindo todos os infernos, e transferindo os seres sencientes para o caminho virtuoso." 
Depois de ouvir toda a divulgação, o Senhor do céu apelou para Buda ao discurso deste grande Dharani. Buda, sabendo da intenção do Senhor Sakra e de sua ânsia de ouvir seu discurso desta Dharani e assim imediatamente proclamou o Mantra. Então o Buda disse ao Lord Sakra, "O Mantra é conhecido como o 'Purificante Todos Caminho Maus'. Ele pode eliminar todos os obstáculos cármicos e erradicar o sofrimento de todos os maus caminhos." Mais uma vez, o Buda disse ao Lord Sakra que esta grande Dharani é proclamada em conjunto por Budas tão numerosos quanto oitenta e oito kotis (cem milhões) dos grãos de areia da Rio Ganges. Todos os Budas se alegram e mantêm este Dharani que é verificado pelo selo de sabedoria do Vairocana Tathagata.

Mais uma vez Buda se lembrou do Senhor Sakra, que por sua vez transmitiu para Devaputra Susthita e, além disso você mesmo deve receber e mantê-lo, recitar, contemplar e valorizá-lo, memorizar e revertê-lo. Este Dharani deve ser amplamente proclamado a todos os seres do mundo de jambudvipa e confiar no benefício de todos os seres celestiais. O Buda também lembrou Senhor Sakra que deve diligentemente defender e protegê-lo, nunca deixando que ele seja esquecido ou perdido.

Depois que o Senhor Sakra recebeu esta prática Dharani do Buda, ele voltou para o seu palácio celestial para transmiti-lo para Devaputra Susthita. Tendo recebido este Dharani, Devaputra Susthita, que foi mantido em práticas conforme fora instruído por seis dias e seis noites, e após isso, todos os seus desejos foram completamente cumpridos.

Quando mais sete dias se foram, o Senhor Sakra trouxe Devaputra Susthita, juntamente com outros seres celestiais, respeitosamente se aproximou do Buda e apresentaram suas grandes ofertas. Depois de terem respeitosamente circundado cem mil vezes, prestou homenagem ao Buda, então felizmente tomaram seus assentos e ouviu o Buda pregar o Dharma.

Buda então estendeu o braço dourado e tocou Devaputra Susthita para o bem, numa previsão de Devaputra Susthita, realizou de Bodhi.

Mantra:
De acordo com o texto do sutra, o dharani é:

namo bhagavate trailokya prativiśiṣṭaya buddhāya bhagavate.
tadyathā, om, viśodhaya viśodhaya, asama-sama
samantāvabhāsa-spharana gati gahana svabhāva viśuddhe,
abhiṣiňcatu mām. sugata vara vacana amṛta abhiṣekai mahā mantra-padai.
āhara āhara āyuh saṃ-dhāraṇi. śodhaya śodhaya gagana viśuddhe.
uṣṇīṣa vijaya viśuddhe sahasra-raśmi sam-codite.
sarva tathāgata avalokani ṣaṭ-pāramitā-paripūrani.
sarva tathāgata mati daśa-bhūmi prati-ṣṭhite.
sarva tathāgata hṛdaya adhiṣṭhānādhiṣṭhita mahā-mudre.
vajra kāya sam-hatana viśuddhe.
sarvāvaraṇa apāya-durgati pari viśuddhe, prati-nivartaya āyuh śuddhe.
samaya adhiṣṭhite. maṇi maṇi mahā maṇi.
tathatā bhūta-koṭi pariśuddhe. visphuṭa buddhi śuddhe.
jaya jaya, vijaya vijaya. smara smara, sarva buddha adhiṣṭhita śuddhe,
vajri vajragarbhe vajram bhavatu mama śarīram.
sarva sattvānām ca kāya pari viśuddhe. sarva gati pariśuddhe.
sarva tathāgata siñca me samāśvāsayantu.
sarva tathāgata samāśvāsa adhiṣṭhite.
budhya budhya, vibudhya vibudhya,
bodhaya bodhaya, vibodhaya vibodhaya samanta pariśuddhe.
sarva tathāgata hṛdaya adhiṣṭhānādhiṣṭhita mahā-mudre svāhā.

Dez Portas: 
De acordo com os registros do Ensino de Uṣṇīṣa Vijaya Dharani Sutra do Grande Mestre da Lei Fa Cong (na dinastia Tang), os grandes e inigualáveis ​​méritos desta Dharani podem ser categorizadas em dez portas da seguinte forma:

01 - A porta de se refugiar sob os sábios.
02 - A porta de revelar o corpo Dharma.
03 - A porta de purificar maus caminhos.
04 - A porta do bem e do brilho da iniciação.
05 - A porta de proteção de energia espiritual.
06 - A porta de alongar o tempo de vida.
07 - A porta de integrar a concentração e sabedoria.
08 - A porta de oferta de Vajra.
09 - A porta que universalmente alcança a pureza.
10 - A porta de realiza o Nirvana.

Fonte: Wikipedia
Tradução: E. Laetittia Braz.

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