sábado, 15 de agosto de 2015

As Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo


As Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo
(Roda do Dharma, representa o nobre caminho óctuplo)

As quatro nobres verdades foram compreendidas pelo Buda em sua Iluminação. Pra erradicar a ignorância, que é a fonte de todo o sofrimento, é necessário entender As Quatro Nobres Verdades e caminhar pelo Nobre Caminho Óctuplo.

As Quatro Nobres Verdades são:

#1: A Verdade do Sofrimento: A vida é sofrimento. A vida está sujeita a todos os tipos de sofrimento, sendo os mais básicos o próprio nascimento (já chegamos nesse mundo com dor e medo), o envelhecimento, doença e morte. Ninguém, independente de quaisquer condições, está isento deles.
#2: A Verdade da Causa do Sofrimento: A ignorância leva ao desejo e à ganância, que, inevitavelmente, resultam em sofrimento. A ganância produz apego, uma das raízes do sofrimento.
#3: A Verdade da Cessação do Sofrimento: A cessação do sofrimento advém da eliminação total da ignorância e do desapego à ganância e aos desejos, alcançando um estado de suprema bem-aventurança ou Nirvana, onde todos os sofrimentos são extintos.
#4: A Verdade do Caminho que leva à Cessação do Sofrimento: O caminho que leva à cessação do sofrimento é o Nobre Caminho Óctuplo.

O Nobre Caminho Óctuplo:

#1: Compreensão Correta: Conhecer as Quatro Nobre Verdades de maneira a entender as coisas como elas são.
#2: Pensamento Correto: Desenvolver as nobres qualidades da bondade amorosa, não querendo causar o mal (nem em pensamento), não ser avarento, e em suma, não ser egoísta.
#3: Palavra Correta: Abster-se de mentir, falar em vão, usar palavras ásperas ou caluniosas, e ao invés disso, falar a verdade, ter uma fala construtiva, harmoniosa e conciliadora.
#4: Ação Correta: Abster-se de matar, roubar, ter conduta sexual indevida, e ao invés disso, promover a vida, praticar a generosidade e não causar o sofrimento.
#5: Meio de Vida Correto: Evitar qualquer ocupação que prejudique os demais, tais como o tráfico de drogas ou matança de animais. Manter-se com hábitos saudáveis de comer, fazer exercícios, dormir, aprender, etc. Viver de maneira a melhorar a saúde, ser mais eficiente e criar harmonia, eficiência e saúde para todos.
#6: Esforço Correto: Praticar autodisciplina para obter o controle da mente desenvolvendo estados de mente sãos, de maneira a evitar estados de mente maléficos.
#7: Plena Atenção Correta: Desenvolver completa consciência de todas as ações do corpo, fala e mente para que nunca sejam esquecidos os objetivos ideais de fazer o bem a todos os seres, evitando assim, os atos insanos.
#8: Concentração Correta: Manter a mente calma e concentrada para obter a serenidade mental, sabedoria completa e verdadeira a partir da qual surgem os pensamentos e ações corretas. Manter a mente clara e brilhante em tranquila atividade (referência aos estados meditativos).

"Aqueles que aceitam este Nobre Caminho como um estilo de vida viverão em perfeita paz, livres de desejos egoístas, rancor e crueldade. Estarão plenos do espírito de abnegação e bondade amorosa"

Venerável Mestre Hsing Yün.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...