quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Corações, diamantes e estrelas: A Magia das formas.


A MAGIA DAS FORMAS
Que poderes especiais possuem as gemas como o rubi e a safira astéricos? Uma pedra em forma de coração pode atrair o amor? Qual o significado mágico das pedras redondas, quadradas ou triangulares? As pedras possuem diferentes formas, desde macias até cristais hexagonais. Quando estão à flor da terra, sujeitas à ação do vento e da água, estes alteram sua aparência, muitas vezes reproduzindo formas conhecidas. Ou, quando coletadas, quebram-se em pedras menores ou são extraídas da matriz na qual se formaram. Mais tarde, nas mãos de um lapidador, são roladas, polidas, cortadas e facetadas. Tudo isso, naturalmente, altera sua forma natural ainda mais. A aparência das pedras muitas vezes revela seus poderes mágicos aos olhos de um observador culto. 
As que se apresentam naturalmente com formas comuns são consideradas mais poderosas do que as moldadas artificialmente. Tais pedras possuem um significado profundo nos rituais da magia xamânica existente no Peru atual. Várias tribos americanas valorizam as pedras que imitam animais, e as usam em encantamentos e cerimônias, embora hoje em dia a magia das formas raramente seja levada em conta. Esse capítulo examina algumas formas naturais de gemas e outras criadas pelo homem. Também trata das raras pedras opalescentes e iridescentes, que parecem possuir um movimento interno. Já que as pedras são encontradas numa grande variedade de formas, examinaremos apenas as principais. Se você encontrar uma pedra com uma forma original, deixe que ela lhe fale. Com o que se parece? O que você associa àquela forma? Sinta sua energia e use-a para descobrir seus poderes.

Quando trabalhar com pedras de formas naturais, o tipo da pedra não é tão importante quanto a forma, a menos que assim você o decida. A magia está na forma! Pedras redondas simbolizam os poderes receptores do universo, o magnetismo e a Deusa-Mãe. Estão relacionadas com o aparelho reprodutor feminino e podem ser usadas para representar as mulheres nos rituais de cura. Essas pedras revelam o segredo da espiritualidade e desenvolvem a sensitividade. São usadas em encantamentos de amor e em todos os rituais de "atração". Exemplos: para atrair dinheiro, coloque pequenas olivinas ou jade, formando um quadrado ao redor de uma pedra redonda e visualize. Existem esferas feitas das mais diferentes pedras. Elas são geralmente usadas em sessões de cristalomancia (leitura de bola de cristal). Pedras finas e compridas são obviamente símbolos fálicos, embora não estejam necessariamente incluídos aqui os cristais de quartzo ou outras pedras cristalinas. 

Elas são emissoras e representam a eletricidade e o Grande Deus das religiões pagãs. São pedras energéticas e podem ser carregadas ou colocadas no altar para esse fim. Para proteção, pendure uma na porta de entrada ou diante de um espelho. Pedras redondas e compridas são usadas em conjunto para encantamentos amorosos. São colocadas lado a lado ou uma em cima da outra no altar, enquanto se faz a visualização. Acrescentando-se ao lado ou ao redor outras pedras que atraiam o amor aumenta-se o poder e o simbolismo do ritual. As pedras ovais são usadas para estimular a criatividade e as novas idéias. 
Também são postas no altar para trazer "fertilidade" ao ritual. No passado, as pedras ovaladas pequenas eram usadas pelas mulheres que desejavam conceber. As maiores podem ser enterradas no jardim para fazer crescer plantas férteis. Pedras quadradas simbolizam a Terra, e são usadas em encantamentos para obter prosperidade e abundância. Também promovem a estabilidade e o centramento. Use uma para se concentrar num projeto de cada vez, se achar que sua vida está muito dispersiva. As pedras em forma de coração são, naturalmente, usadas em magia para estimular e atrair o amor. Podem ser carregadas para atraí-lo para sua vida ou para aumentar o amor interno, permitindo-lhe receber e dar afeto.

As pedras triangulares são usadas ou carregadas para ter proteção. Para proteger sua casa, coloque uma pedra triangular na janela que dá para a rua mais próxima. 
As pedras em forma de L trazem sorte, talvez porque essa forma sugere a combinação do espiritual com o físico. Podem ser carregadas como pedras de sorte ou colocadas no altar. Pedras que lembram partes do corpo são usadas em magia para curar ou reforçar a parte correspondente. Exemplo: em forma de rins para problemas renais. Essas pedras bem delineadas, quando usadas depois do ritual, constituem pontos importantes para a visualização. 
As pedras piramidais, raras na natureza mas muito comuns nas lojas, concentram e liberam energias pela extremidade apontada na direção do objetivo mágico. Assim, se precisar de dinheiro, coloque uma nota sob a pirâmide e visualize a energia do dinheiro fluindo da nota através da pirâmide e saindo pelo topo para lhe trazer prosperidade. 
As pedras com a forma de diamantes lembram, é claro, essa gema preciosa, e são usadas para atrair riqueza. Esses exemplos devem ser suficientes para que você explore os usos mágicos das formas em pedras encontradas na praia, leitos de rios secos ou correntes de água. 
Pedras olho-de-boi, aquelas que possuem um orifício natural, são tão importantes em magia que serão discutidas separadamente numa seção da Parte II, assim como as pedras com formas originais naturais, como a estaurolita e a pedra-cruz (andaluzita). Outras pedras são valiosas não por causa da forma, mas por serem iridescentes ou opalescentes. São a olho-de-gato (cimofana), rubi astérico, safira astérica, pedra-da-lua, olho de tigre, pedra-do-sol e muitas outras que possuem o fenômeno chamado de acatassolamento ou efeito de olho-de-gato (em inglês, provindo do francês, chatoyancy). 

Criaram-se várias lendas a respeito dessas pedras. Há quem acredite que demônios ou espíritos habitam seu interior e causam esse efeito resplandecente. Há muito são conhecidas como protetoras, já que repelem a negatividade. São usadas em jóias para proteção pessoal. Essas pedras "em movimento" também são benéficas para encantamentos relativos a viagens ou mais corriqueiras por seus efeitos protetores. O asterismo ("estrelas") que aparece nas safiras e nos rubis aumenta a eficiência mágica de sua proteção.

Texto extraído do Livro - Enciclopédia de Cristais - Scott Cunningham - capitulo 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...