segunda-feira, 1 de agosto de 2016

DEUSA DO DIA: Sarasvati


DEUSA DO DIA: Sarasvati

::OM SHREEM HREEM
SARASWATYEI NAMAHA::

O Mantra de Sarasvati, é uma homenagem à Deusa Saraswati, a Deusa Hindu do conhecimento, da música, das artes, da sabedoria e da natureza. No hinduísmo, Saraswati representa a inteligência, a consciência, o conhecimento cósmico, criatividade, educação, iluminação, música, artes, eloquência e poder. 

Acredita-se que a deusa Saraswati dota os seres humanos com o poder da fala, sabedoria e aprendizado. Ela tem quatro mãos que representam quatro aspectos da personalidade humana na aprendizagem: mente, intelecto, estado de alerta e ego. Ela tem escrituras sagradas em uma mão e uma flor de lótus (o símbolo do verdadeiro conhecimento) no segundo. Com as outras duas mãos ela toca a música de amor e de vida em um instrumento de cordas chamado veena. Ela está vestida de branco (o símbolo da pureza), e passeios em um cisne branco (simbolizando Sattwa Guna ou pureza e discriminação). 

Ela é considerada a mãe dos Vedas, e cantos a ela, chamados 'Saraswati Vandana' geralmente começam e acabar com as lições védicas. Os quatro braços também representam os quatro Vedas, os livros sagrados primários para os hindus. Os Vedas, por sua vez, representam as três formas de literatura: Poesia/prosa, música e filosofia.

Saraswati é também uma figura proeminente na iconografia budista como a consorte de Manjushri. Os aprendizes e eruditos, atriburm maior importância ao culto da Deusa Saraswati e acreditam que só ela pode conceder-lhes 'moksha', a libertação final da alma. 

Os Mantras à Saraswati são para o benefício de todos, para aumentar o seu conhecimento, como aumento conhecimento é a porta de entrada para a felicidade. Diz-se que Deusa Saraswati vem para residir na ponta de um devoto permite-lhe falar e escrever de forma clara. Cânticos para Saraswati ajudam os iniciantes a limpar pensamentos, aumentando seu poder de retenção de concentração e memória. Poetas, advogados, cantores, artistas, oradores, professores, etc., podem se beneficiar da graça de Deusa Saraswati.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...