domingo, 30 de abril de 2017

HERBANÁRIO DO DIA: "Hora do Chá!" - parte I

HERBANÁRIO DO DIA: "Hora do chá!" - parte I

A postagem de hoje é o início de um guia prático sobre os chás,  seus usos, formas de preparo e como melhorar a saúde através dessa receita tão simples e milenar.

A China é tida como o país de origem. Segundo a lenda, o Imperador chinês Shen Nung, em 2.737 a.C. , fervia água para beber quando algumas folhas de uma árvore próxima caíram na panela. Hoje, porém, outros países se destacam como produtores de chá de qualidade. Cada um possui uma característica específica.

CURIOSIDADE: Sabia que os melhores chás pretos do mundo estão na Índia?
Sabia que na Inglaterra adicionam leite no chá? Exceto em chás verdes.

Hoje vamos citar algumas formas de preparo de um bom chá e na próxima postagem citarei alguns chás para outono.

Existem alguns tipos de preparo. Que são:

INFUSÃO - Preparação líquida, onde a água fervente é vertida sobre a erva medicinal fresca ou seca, deixando esta maceração em repouso por tempo determinado. A infusão em água quente é indicada para ervas que não liberam seus componentes ativos em baixas temperaturas, mas que não podem ser fervidas, pois, dessa forma, podem perder suas propriedades medicinais.

DECOCÇÃO - É a fervura por tempo determinado de ervas medicinais frescas ou desidratadas em água ou outro líquido extrator. Preparação normalmente utilizada para plantas que contém princípios estáveis ao calor e para raízes, cascas e outras partes de maior resistência à ação da água quente. Preparação indicada para ervas que não liberam seus componentes ativos em baixas temperaturas.
Não é indicada para ervas com compostos voláteis ou com compostos que se degradam em altas temperaturas.

*Continua no dia 2 de Maio.*

Com muito amor, carinho e gratidão,

E.LaetittiaBraz - Terapeuta Holística
° Fundadora do Paganus Aeternus °

DIREITOS RESERVADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...