quinta-feira, 11 de maio de 2017

HERBANÁRIO DO DIA: ''Hora do Chá!'' - parte VI - por Christine Marote..

HERBANÁRIO DO DIA: ''Hora do Chá!'' - parte VI
por Christine Marote

Todos sabemos que a China é a terra do chá (茶 – cha) – e é a única palavra em mandarim muito parecida com o português.


Curiosidades: A etimologia da palavra – Mas isso se explica pela história (como sempre). As missões comerciais a Macau (colônia portuguesa na China), precisavam de um nome para esse produto e simplesmente repetiram a forma como escutavam os chineses falarem a palavra. Portugal foi um dos principais comerciantes de chá com a China. E vale lembrar que na região sul da China, incluindo Macau e Hong Kong, eles usam o cantonês.

Já a palavra em inglês ‘tea’ para chá, vem do mandarim também, mas como na China há muitos dialetos, a região onde o chá era comercializado com os ingleses – Fujian, sudeste da China, o som da palavra usada era algo como /te’/. O interessante é que outros idiomas também foram influenciados por essa pronúncia, como o ‘té’ espanhol, o ‘thé’ francês, o ‘tè’ italiano, e o ‘tee’ alemão.

Como preparar seu chá – para quem não sabe, os chás precisam ser lavados. Sim, não é bom tomar a erva ou flores secas, sem antes fazer o procedimento de lavagem.

Como lavar o chá? Simplesmente colocando água quente sobre ele, agite o pote uma ou duas vezes, em seguida, despeje a água fora. Em seguida, coloque outra porção de água quente para fazer o seu chá de fato. Por conta disso, as bandejas tradicionais de chá, possuem uma outra bandeja em baixo da madeira (quase como uma assadeira) para que se possam jogar a água por cima dos copinhos e despejar ali mesmo. Isso também ajuda a deixar os copos aquecidos para receber o chá.

Se as ervas usadas forem de boa qualidade, pode-se colocar aguá por umas 3 ou 4 vezes no mesmo chá. Aqui isso é muito comum, quando se compra um bule ou um copo de chá, enquanto se estiver no local, as pessoas vão repondo a água. Outro costume aqui na China, são os ‘copos’ para chá com tampa e, muitos, com a peneira acoplada. As pessoas saem pela manhã com seu copo e vão enchendo de água durante o dia. Quase todos os locais públicos, como estações de metro, shoppings, possuem bebedouros com água quente.

Com muito amor, carinho e gratidão,

E.LaetittiaBraz - Terapeuta Holística
°Fundadora do Paganus Aeternus°

DIREITOS RESERVADOS

*Fonte: China na minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...